7 mil filhotes de tartarugas são lançados nas águas do rio Araguaia em projeto

Cerca de 7 mil filhotes de tartarugas foram soltos nesta quarta (7), nas águas do rio Araguaia, em São Félix do Araguaia (a 1.132 de Cuiabá), pelo projeto “Amigos da Natureza”, responsável pela coleta de ovos para o repovoamento das espécies ameaçadas de extinção nos rios da região Nordeste do Estado.

Lançado em 2000 pelo biólogo Francisco Assis Ribeiro Sousa, o projeto coletou 10 mil ovos de tartarugas para os berçários em escolas públicas de São Félix em setembro de 2017. Do total, o aproveitamento foi considerado satisfatório, com o nascimento de 7 mil filhotes. Em anos anteriores mais de 10 mil filhotinhos já tinham sido soltos em rios da região.

Segundo o biólogo, o índice de sobrevivência das tartarugas na natureza oscila entre 2ª e 4%, enquanto que no manejo o índice sobe para 60%, sem o risco de predadores. “Todo esse esforço vale a pena porque na natureza esse resultado levaria de 20 a 30 anos para acontecer. Soltando os filhotes nas proximidades da cidade eles estarão preservados das ações de pescadores”, ressalta.

O projeto “Amigos da Natureza”, além de buscar preservar as espécies em extinção, tem como finalidade promover ações educacionais voltadas à população da região, em especial crianças e jovens que crescem já conscientes do que não devem fazer.

Outra preocupação de Francisco Assis em realizar este trabalho é com o contrabando de ovos e a matança de tartarugas para levar a carne a outras regiões do país. A ação contou com a participação do município, Ministério Público, Exército, Marinha do Brasil e instituições públicas. (RDNews com informações O Repórter do Araguaia)