Acidente na BR-070 mata a professora e historiadora Zélia Diniz

A professora e historiadora Zélia dos Santos Diniz, 79 anos, morreu nesta quarta (13) vítima de um acidente no km 9 da BR-070, próximo ao Parque de Exposições Eliziário José de Farias, no perímetro urbano de Barra do Garças. O veículo em que a educadora estava, um Chevrolet Celta, colidiu de frente com uma carreta.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a professora se deslocava sentido centro de Barra do Garças quando a carreta teria invadido a pista contrária e batido frontalmente com o seu veículo.

Zélia retornava do aeroporto local onde tinha ido levar um sobrinho. O motorista da carreta, Rossean Tavares Chaveiro passou pelo teste do bafômetro e depois foi conduzido pela PRF à 1ª delegacia da Polícia Civil.

Ele, a princípio, negou que tenha invadido a pista por onde trafegava a professora. O impacto frontal arrastou o Celta por cerca de 200 metros. Zélia morreu presa às ferragens.

Historiadora

Moradora de Aragarças, na divisa de Mato Grosso e Goiás, Zélia era bastante conhecida na região. Foi cofundadora e presidente da Academia de Letras e Cultura do Centro-Oeste, com sede em Barra do Garças e autora de 10 obras literárias que retratam a história da região, entre elas, uma que retrata a construção das pontes sobre os rios Garças e Araguaia.

Ela possuía também um museu em sua casa, em Aragarças, e participava de projetos em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, onde era colaboradora do Núcleo de Produção Digital, além de conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Barra do Garças. (FA c/ RDNews)