Ao menos 9 da staff do governador saem daqui a 6 meses para concorrer a cargo eletivo

Romilson Dourado/RDNews

De nove a 12 integrantes do primeiro e segundo escalões do Governo Taques devem se desincompatibilizar até abril para concorrer às eleições gerais. Três secretários ensaiam candidatura à Câmara Federal, sendo eles Marcelo Duarte (Infraestrutura e Logística), Marco Marrafon (Educação, Esporte e Lazer) e Carlos Fávaro (Meio Ambiente). Acumulando também o cargo de vice-governador e no comando estadual do PSD, Fávaro não perde de vistas também a possibilidade de reeditar a chapa de 2014, como vice.

Os já deputados estaduais Wilson Santos (PSDB), que toca a pasta de Cidades, e Max Russi (PSB), remanejado recentemente do Trabalho e Assistência Social para a Casa Civil, vão deixar o Executivo no início de abril para disputar a reeleição. Filiado ao PSB e com tendência de aderir ao PSDB do governador Pedro Taques, Suelme Evangelista (Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários) está disposto a ser candidato a estadual pela primeira vez.

O presidente do Instituto de Terras do Estado (Intermat), Cândido Teles, que já atuou na Assembleia por alguns meses e tem base na região do Araguaia, tem avisado para os aliados próximos que será candidato de novo à cadeira no Legislativo mato-grossense.

Paola Reis, que integra o segundo escalão na Casa Civil como secretária-adjunta de Relações Políticas com os Municípios e Sociedade Organizada, está em pré-campanha. Assim como Taques, de quem foi assessora quando este era senador, Paola trocou o PDT pelo PSDB. Ela já tentou, sem êxito, vaga de vereadora por Cuiabá. O ex-vereador pela Capital Leonardo Oliveira, adjunto de Esportes do governo estadual, também sonha com candidatura de deputado estadual.

Perguntado nesta segunda sobre a hipótese de ser candidato a uma das 8 vagas de federal, Marcelo Duarte ponderou que ainda não tem uma definição e que precisa debater o assunto inclusive com a família. “É uma conversa (sobre pré-candidatura) que está mais de fora para dentro. Estou fazendo o meu trabalho e sobra pouco tempo para pensar nesse projeto político”. Marcelo deve mesmo postergar a decisão para início do ano. Nos bastidores, ele flerta com três partidos: PSDB, PSD e DEM.