Beto Farias confirma inauguração da UPA de Barra do Garças para dezembro

Uma das obras mais aguardadas de Barra do Garças já tem data para ser inaugurada. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será entregue à população em 15 de dezembro. Com a entrada em funcionamento, a UPA vai desafogar o atendimento no Pronto-Socorro Municipal (PSMB), sobrecarregado por procedimentos que poderão ser feitos na nova estrutura.

Segundo o prefeito Beto Farias (PMDB), a unidade funcionará 24 horas com estrutura completa, como raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. “97% dos casos que hoje sobrecarregam o pronto-socorro serão atendidos na unidade. Somente após diagnóstico médico e, se necessário, será encaminhado ao PS ou a um hospital”, informa.

A UPA está sendo construída desde 2013, contudo, a crise econômica que afeta o país com reflexos na liberação de recursos para a área de saúde, fez com que a obra sofresse atraso no cronograma. Até agora, toda a estrutura física já foi concluída e os equipamentos adquiridos para a entrada em funcionamento, atendendo aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Cerca de R$ 3 milhões foram investidos na obra.

Representantes de uma empresa de gestão pública que faz a intermediação com o Ministério da Saúde para a entrada de unidades semelhante a de Barra do Garças em operação estiveram na cidade e informaram ao prefeito Beto Farias que a previsão é que no dia 15, a partir das 18h, a UPA estará aberta para o atendimento ao público.

Outras unidades

Desde o primeiro semestre, duas policlínicas, localizadas nos bairros Santo Antônio e São José estão com atendimento até a meia-noite para amenizar a grande procura no Hospital e Pronto-Socorro Milton Morbeck, que embora seja municipal, atende pacientes de 33 municípios de Mato Grosso e Goiás.(FA/RDNews)