Câmara realiza audiência pública para discutir degradação do rio Araguaia

A Câmara de Barra do Garças realiza nesta sexta (20), às 19h, audiência pública para discutir o avançado processo de degradação ambiental do rio Araguaia, denominado de SOS Araguaia. O evento será realizado no anfiteatro Fernando Peres de Farias com expectativa de contar com representantes das bancadas federais de Mato Grosso e Goiás, órgãos ambientais, prefeitos, vereadores e Organizações Não Governamentais (Ongs).

Segundo o vereador Geralmino Neto (PSB), autor do requerimento para a realização da audiência, convites foram encaminhados aos três senadores e aos oito deputados federais do Estado, em Brasília, aos 24 deputados estaduais, ao vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro; representantes dos governo de Mato Grosso e Goiás, além de instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso e Unemat.

“O objetivo é reunir forças e buscar saídas para frear o processo de degradação do rio Araguaia e também mostrar a realidade do rio Garças, que desemboca aqui em Barra do Garças. A situação é crítica e se algo não for feito, corremos o risco de perder os dois rios em poucos anos. Pela primeira vez em décadas foi possível atravessar o Araguaia de pé, fato até então impossível”, alertou o parlamentar.

De acordo com Geralmino Neto, ele percorreu todos os municípios desde a nascente do Araguaia, em Minais (GO) e Alto Taquari (MT), convidando prefeitos e vereadores para apoiar a causa e cobrar das autoridades federais e estaduais medidas que possam mudar este cenário.

“Esperamos que todos compareçam. Afinal, o Araguaia e o Garças são de todos, independente se moramos em Mato Grosso ou Goiás”, enfatiza, alertando que o processo de assoreamento e a captação ilegal de água para irrigações estão matando o Araguaia. (FA)