Começa na Barra a festa de Santo Antonio, considerada como a maior e a melhor festa religiosa da região

Uma tradição que se repete há exatos 66 anos. É a festa de Santo Antonio que movimentará Barra do Garças e região até o dia 13, terça-feira. A tradicional cavalgada, que tem o comando do capitão do mastro Alencar Soares Filho, fez a abertura do evento neste dia 02, sexta-feira.

Como acontece habitualmente, a festa de Santo Antônio acontece na Paróquia que leva o nome do Santo, localizado na praça da Matriz, onde uma grande estrutura foi montada para receber os fiéis e a população que comparece em grande número para prestigiar a festa do santo casamenteiro padroeiro de Barra do Garças.

Realizada desde os anos 40 por iniciativa do fundador de Barra do Garças, Antônio Cristino Cortes, a festa se tornou uma tradição no município e a cada ano se renova com uma extensa programação que começa com a trezena de Santo Antônio com celebrações de missas e distribuição de pães, leilão de prendas, apresentações culturais, um moderno parque de diversões com novas atrações, e praça de alimentação com barracas com comidas típicas da região.

Segundo o coordenador do evento, Irineu Alves de Oliveira, além da cavalgada de abertura pela manhã, o evento contará com a presença do prefeito Roberto Farias e do senador Wellington Fagundes, o secretário estadual de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, vereadores, secretários e autoridades no período noturno, declarando a festa aberta oficialmente.

“Como acontece há 66 anos, a Festa de Santo Antônio é voltada para a família barra-garcense e da região, que se reúne anualmente para celebrar o santo padroeiro da cidade e manter viva uma tradição que teve início com o fundador do distrito que deu origem a Barra do Garças. Todos estão convidados para festejarmos Santo Antônio”, destacou.

A festa se encerra no feriado municipal do dia 13, uma terça-feira, com a procissão às 17h saindo da Catedral Nossa Senhora da Guia até a Paróquia Santo Antonio com celebração de santa missa.

“É interessante destacar que neste ano a coordenação da festa não mediu esforços para fazer mudanças na montagem do evento, proporcionando maior comodidade, espaço, segurança e alegria para os participantes. A praça de alimentação recebeu maior espaço e o parque de diversões chegou com vários aparelhos (brinquedos) que nunca aqui se apresentaram, tendo como destaque o Skate, um aparelho que no Brasil só tem dois. O novo kamikaze, a nova barca pirata e o novo taga disco também são atrações que vão surpreender”, completou Irineu Alves.