Coral vai comemorar 17 anos de existência com apresentações em Barra

Vasco Aguiar e Kelly Freitas/Assessoria

O coral UFMT Araguaia completa neste mês 17 anos de existência e, para comemorar a data, serão apresentados dois concertos especiais com o tema “Caminho das Águas”, trazendo um repertório repleto de clássicos da música popular brasileira. Os dias de apresentação serão 23 e 24 de agosto. O primeiro (23/08), às 12h30, na sala de Cinema I da UFMT em Barra do Garças e o segundo (24/08), no Plenário da Câmara Municipal, às 19h30.

O maestro do coral, Marco Donisete Campos, celebra a longevidade do grupo. “Não é sempre que um projeto universitário supera a barreira dos anos. Sabendo das dificuldades pelo que passa o país, podemos considerar uma vitória”. Segundo Campos, a união dos participantes em torno da manutenção do coro é motivo de orgulho, “tem que ser celebrado, por isso faremos um belo concerto”, diz.

Sobre a escolha do tema para as apresentações, ele explica que “partiu de uma música gravada pela cantora Maria Rita, chamada ‘Caminho das Águas’, que inclusive foi vencedora do Prêmio Grammy de melhor canção brasileira”. O maestro enfatiza a relevância de pensarmos o valor da água e sua iminente escassez, e com isso, darmos valor a este bem que, segundo ele, merece ser mais bem cuidado.

Além da canção título do concerto, o repertório contará com músicas de Jorge Benjor, Dorival Caymmi, Sá e Guarabyra, entre outros.

História

Criado na década de noventa, o coral nem sempre foi formado por estudantes de graduação. No início, era composto por pessoas da terceira idade. Porém, esta fase não durou muito tempo, sendo extinto com a paralisação das atividades. A chegada de Donisete à universidade e uma conversa de corredores sobre sua vocação musical com a técnica Glaúcia Olivieria, que foi estudante do curso de jornalismo, despertou o interesse de ambos em retomar o projeto acadêmico em 2001, com uma nova formação do coral. Atualmente, o Coral é composto por cerca de 40 estudantes do Campus Araguaia da UFMT.

Serviço

Apresentações:

Dia 23 de agosto (quarta-feira)

Local: Sala de Cinema I, UFMT Barra do Garças

Horário: 12h30min

Dia 24 de agosto (quinta-feira)

Local: Plenário da Câmara Municipal de Barra do Garças

Horário: 19h30min