Disfunção erétil

A disfunção erétil é definida como a incapacidade persistente de  obter e/ou manter uma ereção peniana satisfatória para a penetração ou para o término da atividade sexual. No Brasil, aproximadamente 45,1% dos homens, entre idades variadas, apresentam algum grau de disfunção erétil. A incidência e a prevalecia desta disfunção estão associados a fatores de risco e comodidades como as doenças cardiovasculares, diabetes melito e síndrome metabólica.

Para o diagnóstico de disfunção erétil, são necessários exames específicos para definir se a etiologia é orgânica ou psicogênica. Para tal, um urologista e/ou cardiologista deverão ser consultados e, excluindo os fatores orgânicos, se fará necessária à busca por terapia a fim de elucidar questões psicológicas que estejam levando o sujeito a ter esse prejuízo na capacidade erétil.

Uma vez definidas as características da DE, deve-se estabelecer os fatores de risco e psicossociais que possam estar associados com o quadro clínico. Nesse sentido, é importante verificar o estilo de vida desse sujeito, os hábitos de vida, como tabagismo, alcoolismo, exercícios físicos e possível existência de outras doenças que possam estar correlacionados com a DE.

Estudos recentes concluíram que a DE é um fator preditivo positivado para a doença da artéria coronariana, é frequentemente pode ser o sintoma de uma doença cardiovascular e/ou doença crônica. A impotência vasculogênica pode ser o primeiro sintoma de arteriopatia generalizada.

O tratamento da Disfunção Erétil vai ser feito a partir das causas específicas em cada caso, levando em consideração a condição clínica do paciente e suas expectativas em relação ao tratamento. Ele pode ser feito por meio de medicamentos via oral (como o Viagra), injeção intracavernosa (com efeito vasodilatador, aumentando, assim, a circulação sanguínea), cirurgias para revascularização peniana ou para a aplicação de prótese peniana e a terapia breve, que, com a ajuda da adesão do paciente ao tratamento,tem dado resultados satisfatórios  em tempo médio de 4 meses de trabalho.

Procure profissionais habilitados para a realização de exames clínicos e faça uma psicoterapia bem orientada para melhor resposta ao tratamento da Disfunção Erétil. Cuide da sua saúde, cuide da sua sexualidade.

 

 

Larissa H. Mamedes  é Psicóloga e Terapeuta Sexual, CRP SEC 00055

Contato: l.hmamedes@gmail.com