Eleições mobilizarão 4,4 mil policiais em MT

GD

Eleições vão mobilizar efetivo de 4.479 policiais que atuarão em 1.479 locais de votação nas 60 zonas eleitorais de Mato Grosso. Somente a Polícia Militar vai destinar 3.170 soldados para atendimento do pleito eleitoral nos 141 municípios do Estado.

A Polícia Civil terá 964 servidores, entre escrivães, investigadores e delegados. Serão 113 delegados. Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros também estão inseridos no planejamento das eleições municipais de 2016.

A partir desta quinta-feira (29), as forças de segurança começam a se deslocar para os municípios mais longínquos e, a partir da noite de sábado (1º) o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) passará a monitorar todas as ocorrências a partir da sede da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), informou o titular da pasta, Rogers Jarbas. Somente após o encerramento das votações e apuração, na noite de domingo (2) é que a operação será encerrada.

Rogers garante que o planejamento e deslocamentos resultam de um trabalho prévio dos setores de inteligência de todas as forças de seguranças envolvidas. A partir do estudo de pontos vulneráveis foi feito o remanejamento do efetivo para todas as regiões, dentro das peculiaridades de cada uma delas.

Uma das preocupações da desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é em relação as áreas de conflito entre brancos e indígenas, principalmente no município de Juína (735 km a noroeste), bem como na Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé, área, de 165 mil hectares, entre as cidades de Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Bom Jesus do Araguaia (1.059, 1.200,983 km a noroeste respectivamente).

Para estes pontos houve reforço no policiamento, com a presença de pelo menos 50 soldados do Exército Brasileiro, incluindo viaturas e aeronaves, além de efetivo de apoio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em relação a “lei seca”, o gestor da Sesp diz que não haverá restrição na venda de bebidas alcoólicas às vésperas e durante a votação. Mas a lei será rigorosa e impedirá a presença de pessoas embriagadas nos locais de votação, bem como badernas promovidas no entorno das zonas eleitorais.

O conhecido “cadeião”, para onde serão encaminhados todos os indivíduos flagrados em situação de crime eleitoral, serão instalados em todos os municípios. Na Capital funcionará na sede do TRE e em Várzea Grande, na sede do Fórum da cidade. As prisões serão apuradas pelas autoridades de cada município, no caso os delegados de Polícia.