Empresa em MT é investigada por suspeita de vender diplomas falsos na Barra

Do G1 MT

Uma empresa investigada por suspeita de vender diplomas e certificados de conclusão do ensino médio foi alvo da operação ‘Paideia’ nessa quarta-feira (6), em Barra do Garças. De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Barra do Garças.

Segundo a Polícia Civil, durante a investigação os policiais descobriram que os proprietários da empresa faziam diversas publicidades nas redes sociais sobre como concluir o ensino médio em apenas dois meses.

Em alguns destes casos, dependendo da urgência do aluno, os investigados prometiam que todas as etapas do curso poderiam ser finalizadas em apenas 15 dias.

A empresa dizia ser uma extensão de um instituto, com sede em Cuiabá, o qual possui autorização para ministrar cursos na modalidade Educação de Jovens e Adultos à distância em todo o território de Mato Grosso.

Conforme o delegado Wilyney Santana Borges Leal, que coordena as investigações, policiais se passaram por clientes e ligaram na empresa. Eles conversaram com uma das proprietárias dizendo que precisariam de um diploma do ensino médio para matricular em uma faculdade de medicina.

Os policiais alegaram que tinham urgência na expedição do diploma para não perder a vaga. A atendente disse que precisaria de alguns documentos pessoais do candidato e que ele deveria pagar um valor de R$ 1,2 mil.

A empresa disse que posteriormente mandaria no mesmo dia, via e-mail, algumas provas, as quais deveriam ser devolvidas para correção e que em apenas 06 dias o diploma já estaria confeccionado.

Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos computadores, celulares, carimbos falsificados, papéis especiais para emissão dos diplomas, diversos contratos de prestação de serviços e nove diplomas e históricos escolares do ensino médio falsificados que ainda não tinham sido entregues aos alunos.

A estimativa inicial é de que pelo menos 150 pessoas tenham obtido certificados falsos do ensino médio através da empresa, sendo que boa parte já cursaria universidades e cursos técnicos com a utilização do diploma.

Paideia remete ao antigo sistema educacional grego, que acreditava na boa formação moral e individual através do ciclo completo, onde o aluno estaria apto para liderar e ser liderado, preocupando assim com a formação perfeita do individuo.