Juiz manda prender ex-comandante da PM por suposta escuta telefônica

RDNews

O coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar, teve o mandado de prisão expedido, na tarde desta terça (23). Pessoas ligadas a ele afirmam que o coronel tem a consciência tranquila e vai aguardar policiais cumprirem o mandado.
A prisão foi decretada pelo juiz Marcos Faleiros da 11ª Vara Especializada em Crimes Militares de Cuiabá.

O motivo da prisão tem relação com o suposto esquema de arapongagem no Estado. A informação é de que outros mandados de prisão foram expedidos, mas não se tem a confirmação. Não tem informação de para onde foram ou estão sendo levados.

O suposto esquema veio à tona após o Fantástico divulgar uma reportagem na qual o promotor de Justiça e ex-secretário estadual de Segurança Mauro Zaque afirmou que o governador Pedro Taques tinha ciência desde 2015 da arapongagem, supostamente promovida para obter informações privilegiadas de políticos, jornalista, servidores e médicos.

O governador negou que o ex-secretário tenha entregue os documentos. Citou até mesmo a suspeita de fraude no sistema de protocolo. No último dia 15, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar para apurar as denúncias de desvio de conduta atribuídos a militares na utilização do sistema “Guardião”.

Na função de secretário de Segurança Pública, Zaque pediu a cabeça do ex-comandante da PM, em 2015, quando teria havido denúncia anônima da arapongagem. Hoje, de um lado Zaque diz que protocolou a denúncia, de outro Taques afirma que o promotor fraudou o processo.