Mato Grosso tem um caso de febre amarela sob investigação

Olhar Direto

O Ministério Saúde atualizou as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. Em Mato Grosso, um caso foi notificado e continua sob investigação. Os dados foram colhidos entre 1º de julho de 2017 e 23 de janeiro de 2018.

Em todo Brasil, foram notificados 601 casos suspeitos, sendo que 162 permanecem em investigação e 309 foram descartados, neste período. As secretarias Municipal e Estadual afirmam que em todo o Estado a vacina é oferecida e pode atender toda a demanda.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde o último caso de morte de pessoa por febre amarela silvestre ocorreu em Mato Grosso no ano de 2009, no município de Feliz Natal. A febre amarela silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus, já a febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypit, o mesmo que transmite a dengue, a zika e chikungunya.

A Ses ainda disse que Mato Grosso é considerado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde área estratégica de controle vetorial e tem vacina suficiente para imunizar a população. A média de cobertura vacinal registrada pela Ses é de 75%. Os municípios estão abastecidos com a vacina, conforme informação da coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental.

A procura pela vacina dobrou nos últimos meses. No entanto, ela não está disponibilizada todos os dias em 100% dos postos. A vacina chega em doses de 10, e dura 4 horas antes de vencer, por isso, todos os dias a vacina é entregue em alguma unidade de PSF para atender uma demanda, e outro dia em outra. O cidadão pode se informar em cada PSF sobre o dia em que é disponibilizada a vacina no local.