Não esqueça que o horário de verão começa neste próximo domingo, meia noite de sabado

O horário de verão deste ano vai começar bem no meio do feriadão, por isso, quem mora nas regiões Sul, Sudeste ou Centro-Oeste do país ou vai aproveitar a folga em algumas dessas regiões, terá de adiantar o relógio em uma hora a partir da 0h do próximo domingo (15), meia-noite de sábado, virada para domingo.

A edição 2017/2018 do horário de verão vai durar até a meia-noite do dia 17 de fevereiro de 2018, sábado para domingo, quando os relógios serão atrasados uma hora.

Os estados que deverão mexer no relógio são: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Já Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças (GO), continuam do mesmo jeito. Não mexem no relógio.

Adotado desde 1931, o horário de verão vai durar 125 dias – mas corre o risco de ser o último. O governo cogitou cancelar a medida este ano depois da mudança do perfil do consumidor, que geraria baixo impacto na economia de energia.

O horário de pico de consumo, que antes era das 17h às 20h, passou para o meio da tarde, das 14h às 15h, quando a temperatura está mais elevada.

Os baixos volume de chuvas influenciaram no recuo da decisão. A população deve ser consultada sobre a adoção do horário de verão nos próximos anos.