Prefeitura atende moradores e decide mudar local de carnaval em Barra

O Araguaia Folia, carnaval de rua de Barra do Garças, não será mais realizado no estacionamento da feira coberta do município. Nesta quarta (7), o prefeito Beto Farias (MDB) e a secretária de Turismo, Mônica Porto, anunciaram a mudança do evento para o Completo Turístico do Porto Baé. A medida evita uma possível judicialização e também atende pedido da Câmara, que já tinha se posicionado contrário ao local escolhido.

Segundo o prefeito, várias reuniões foram feitas com as empresas patrocinadoras e chegou-se ao entendimento de que a mudança será a melhor alternativa para evitar uma ação do Ministério Público Estadual (MPE) e, consequentemente, uma decisão judicial em cima da hora. Na segunda (5), o promotor Marcos Brant esteve na Câmara solicitando a escolha de outro local.

“Corríamos o risco de ter uma decisão desfavorável e não ter como realizar o carnaval, um evento que já faz parte do calendário turístico da cidade, atrai milhares de turistas e aquece a economia com a lotação de hotéis, bares, lanchonetes, supermercados e postos de combustíveis. Entendemos que essa foi a melhor saída”, pontua Beto.

O Araguaia Folia terá início nesta sexta (9), ocupando toda a estrutura do Porto Baé, que receberá uma cerca de proteção, portal magnética com detectores de metais, praça de alimentação com Food Truck, premiação para os blocos e animação da Interprise Banda Show com 30 componentes, além de 40 seguranças de uma empresa privada, 40 policiais militares, 18 homens do Corpo de Bombeiros e quatro ambulâncias para socorro de emergência.

“Mesmo sem o apoio do Estado e aumento das despesas de mudança do local do carnaval, nossa expectativa é reunir cerca de 60 mil pessoas nas cinco noites de folia”, afirma a secretária Mônica. (FA/RDNews)