Prefeitura entrega UBS em aldeia indígena; mais de mil pessoas serão atendidas

Cerca de mil pessoas serão atendidas com a inauguração de Unidade Básica de Saúde Indígena, ocorrida nesta segunda (14), na aldeia Namunkurá. A estrutura atenderá 14 aldeias da etnia Xavante na Terra Indígena São Marcos, na zona rural do município.

O prefeito Roberto Farias foi representado no ato inaugural pelo vice-prefeito Weliton Marcos e pelos secretários José Jacó (Saúde); Agvailton Alves (Planejamento Urbano); Jairo Marques (Transportes e Serviços), e Vander Lima (Comunicação Social).

“Só temos que agradecer ao Prefeito Roberto Farias e toda sua equipe e queremos dizer que estamos muito felizes com essa linda UBS que vai atender não somente Namunkurá, mas todas as aldeias da região”, disse o cacique Simão. “É a obra mais linda que já vi, não tem um postinho desse em nenhuma aldeia indígena no país”, reforçou o indígena Saturnino.

O secretário de Saúde, José Jacó, destacou a importância da nova UBS. “A construção dessa unidade vem corrigir uma demanda que as aldeias indígenas tinham a muito tempo, agora será possível um atendimento digno a população especialmente as crianças que serão assistidas na atenção básica como deve ser”, enfatizou.

O vice-prefeito Weliton Marcos reafirmou o compromisso da atual administração com a causa indígena. “Essa é uma das preocupações do Prefeito Roberto Farias que pediu para que viesse representa-lo neste ato, agora junto ao DSIS vai concluir a parte de mobiliário e equipamentos e também a conclusão da Escola nos próximos dias com a chegada também de mais material”, concluiu.

Embora não tenha comparecido em razão de compromissos agendados na cidade, o prefeito Roberto Farias afirmou que a construção da UBS era um compromisso com o povo Xavante. Segundo ele, brevemente outra aldeia será atendida para levar mais saúde aos indígenas.

A UBS da Aldeia Namunkurá conta com sala de atividades coletivas, sala de observação, consultório indiferenciado/acolhimento, sala de inalação coletiva, sala de procedimento, consultório odontológico, DML, sala de vacinas, sala de curativos, consultório, estocagem/dispensação. A unidade leva o nome do ex-deputado Dzururã Butse (Cacique Juruna), que foi o primeiro deputado federal indígena eleito no Brasil.