Vereadores instalam CPI e afastam prefeito José Elias em Aragarças

Do Araguaia Notícia

A Câmara Municipal de Aragarças afastou na noite desta segunda-feira (16), por 8 votos a 2, o prefeito José Elias Fernandes (PROS) do cargo de prefeito. Uma sessão bastante concorrida marcou a decisão tomada pelo Legislativo calçada numa denúncia de que prefeito estaria extrapolando os gastos com diárias e estaria mantendo funcionários fantasmas e pagamento de despesas irregulares.

Após a leitura da denúncia, o presidente Celso Barros colocou em votação o acolhimento da denúncia e instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que terá o prazo de 90 dias para apurar as denúncias apresentadas.

Votaram a favor do afastamento do prefeito, os vereadores Alcione Olímpio (PSL), Duda dos Santos (PDT), Dudu Pacheco (REDE), Hudson Manteiguinha (PP), Junior das Seis Irmãos (PT), Marcivon da Silva e Plínio Resende (PMDB), e Regina Célia (PC). Votaram contra o afastamento os vereadores Nego Leão (PPS) e Girley Coelho (PSD).

Após a decisão, o presidente da Câmara Celso Barros informou que a Câmara convocará uma sessão extraordinária às 9 horas da manhã para darem posse ao vice-prefeito, Léo Leão (PMDB), que assumirá a cidade por 90 dias, o prazo da CPI.

Outro lado

O prefeito José Elias acompanhou toda votação de casa e lamentou a decisão dos vereadores que, segundo ele, seria infundada. O gestor alega que afastou o funcionário supostamente fantasma da prefeitura e que não teria cometido gastos desnecessários na prefeitura.

Sobre as diárias, o chefe disse que está usando a mesma lei que amparou ex-prefeito Aurélio Mendes (PSDB), na gestão passada com relação ao gastos de diárias e que gastou até menos em número de diárias.

“Essa denúncia foi articulada por autoridades que não são nem do meio político. Lamento que tenham feito disso um cavalo de batalha para me prejudicar. Vou recorrer meus advogados já estão tomando conhecimento da documentação do legislativo para que possamos ingressar com um mandado de segurança”, frisou.