Zonas eleitorais poderão ser extintas e medida atinge Barra do Garças

Do G1 MT

Oito zonas eleitorais, localizadas em sete cidades de Mato Grosso, podem ser extintas a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como medida de contenção de despesas. A preocupação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é que isso possa prejudicar a atuação e cause o aumento de crimes eleitorais.

O assunto foi discutido em uma audiência pública na segunda-feira (14), em Cuiabá. O TSE determinou a extinção das zonas eleitorais que não tiverem um número mínimo de eleitores, mantendo nesses municípios postos eleitorais para atender a sociedade.

“Nós temos deficiências logísticas, deficiência de comunicação, nós não temos estradas pavimentadas, não temos transportes adequados para deslocamento do cidadão”, comentou o desembargador Márcio Vidal, presidente do TRE-MT.

A resolução prevê a extinção de oito zonas eleitorais instaladas no interior de Mato Grosso, sendo duas em Rondonópolis e as demais em Várzea Grande, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Ribeirão Cascalheira e Brasnorte.

A maior preocupação do TRE-MT é com o aumento da corrupção eleitoral. “O TRE vê isso como algo muito preocupante porque nós teremos hoje, que é assistido pela presença da jurisdição, o juiz e o membro do Ministério Público, e eles deixarão de existir, então isso no município menor, obviamente há uma possibilidade de aumentar a potencialidade da corrupção e da fraude”, afirmou Vidal.

Todos os questionamentos e propostas levantados na audiência, deverão ser apresentados ao TSE até sexta-feira (18).
Mato Grosso possui uma área de 903.366,192 km quadrados, onde há 141 municípios e 2.244.825 eleitores. Para atender essa demanda, a Justiça Eleitoral possui 58 zonas eleitorais distribuídas em 49 municípios polos.

Em Cuiabá há quatro zonas eleitorais, três em Várzea Grande, quatro em Rondonópolis, duas em Barra do Garças, duas em Sinop e duas em Sorriso.

Há ainda 70 territórios instituídos como terras indígenas onde funcionam 32 locais de votação. Além disso, cerca de 100 locais de votação estão instaladas em área de difícil acesso.