Beto Farias garante que crise ainda não chegou em Barra, mas está em alerta
A crise ainda não bateu à porta da Prefeitura de Barra do Garças, mas o sinal de alerta está ligado. O prefeito Roberto Farias (PMDB), mostrou-se preocupado com os desdobramentos da política econômica do país e com os reflexos negativos na maioria dos municípios brasileiros. Segundo ele, a situação está sob controle, porém, não descarta o que chamou de “remédio amargo” em caso de agravamento.
O peemedebista ressalta que Barra do Garças vive um quadro atípico em relação a outras cidades devido aos investimentos que vem recebendo nos últimos dois anos e oito meses, o que tem ‘espantado’ os efeitos da crise econômica. “A diversificação da nossa economia tem colaborado para mantermos esse equilíbrio, embora tenhamos que admitir que desde 2013 adotamos medidas para que pudéssemos sobreviver à herança que tínhamos recebido”, destaca.
Beto Farias afirma que herdou uma prefeitura inchada pela convocação de 500 novos funcionários e pelo reajuste salarial de 16% concedido aos servidores no apagar das luzes da gestão anterior. “Reorganizamos a casa e é isso que está permitindo o enfrentamento desta crise”, diz.
Conforme Beto, por enquanto, ainda não há risco de demissões ou atraso da folha de pagamento, pois, considera que a prefeitura cumpre o que determina Lei de Responsabilidade Fiscal. “Vamos fazer de tudo para mantermos nosso quadro, mas não descartamos medidas drásticas em caso de eventualidades”, assinala.
Repasses
Mesmo otimista, o prefeito de Barra do Garças mostra-se preocupado com a redução acentuada do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS. Ele já tem conhecimento que o repasse deste dia 10 vem aquém do esperado. “Se continuar assim, teremos que tomar medidas para a manutenção dos programas sociais que valorizam a pessoa carente e os idosos”, acentua.
Segundo Roberto Farias, o município vem mantendo esses programas quase que com recursos próprios. “Os repasses do governo federal estão sofrendo constantes atrasos, mas mesmo assim, estamos mantendo a nossa política social de valorização do ser humano, além de mantermos os investimentos na educação e na saúde para levarmos qualidade de vida à população”, salienta.
Investimentos
Os investimentos que Barra do Garças recebe com a implantação de grandes empresas, o que torna a cidade principal pólo comercial da região leste de Mato Grosso, de acordo com o prefeito, tem efeito positivo anticrise, pois gera emprego e renda ao município.
“Uma grande rede de materiais de construção, com lojas espalhadas em todo o estado, comemora os números positivos alcançados na cidade e assim vivem outros segmentos. Se vivêssemos atrelados apenas a soja nosso quadro seria outro”, diz, apontando que a aplicação de recursos do estado, federal e do município em grandes obras tem sido um atenuante para manter a economia aquecida no município.
Roberto Farias afirma também que nesse momento de crise não tem se acanhado em ir à Cuiabá e Brasília em busca de recursos, mesmo sabendo das dificuldades para alocá-los. “Se não corrermos atrás, aí é que a situação piora de vez. Tenho procurado a todos em busca de auxílio, deputados, senadores, governador e ao vice-presidente da República”, faz questão de dizer. (RDNews)