“Estou tranquilo e sou inocente”, diz Silval após ficar calado em depoimento

o deixar a Delegacia Fazendária por volta das 21h25 desta quarta-feira, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu estar tranquilo quanto as acusações de receber propina de empresários que receberam incentivos fiscais de maneira fraudulenta durante sua gestão entre 2011 e 2104. “Estou tranquilo e sou inocente”, disse o ex-governador enquanto se dirigia a uma caminhonete que o encaminhou ao IML (Instituto Médico Legal) para realizar exame de corpo de delito.

Silval Barbosa foi orientado por seus advogados a se manter em silêncio no depoimento a três delegados fazendários. Eles consideram que não havia necessidade dele ser encaminhado para prestar depoimento pouco tempo depois de se apresentar no Fórum de Cuiabá e ser encaminhado ao Corpo de Bombeiros, onde ficará detido. “Não havia necessidade de trazê-lo aqui hoje para prestar esclarecimento, sendo que ele já tinha se colocado a disposição. Poderiam muito bem ter esperado mais um tempo. Não deu tempo hábil para que ele conversasse conosco e que tivesse acesso aos autos para poder prestar os devidos esclarecimentos”, explicou.

Silval se apresentou na tarde de hoje à juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal, no Fórum de Cuiabá. De lá, ele foi levado ao Corpo de Bombeiros, mas ficou por pouco tempo devido a convocação dos delegados para ele prestar depoimento.

O ex-governador é acusado de comandar um esquema que desviou recursos públicos por meio de concessão fraudulentas de incentivos fiscais. Após beneficiarem as empresas, agentes políticos “pressionavam” os beneficiados a pagarem propinas.

Além de Silval, foram detidos na terça-feira os ex-secretários de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, e de Fazenda, Marcel Souza de Cursi. Ambos estão recolhidos no Centro de Custódia de Cuiabá. (Folhamax)