Polícia Federal prende 4 homens com R$ 460 mil em garimpo ilegal

A Polícia Federal (PF) prendeu na tarde desta sexta-feira (23) mais quatro homens suspeitos de exploração ilegal do garimpo da Serra da Borda, localizado na região do município de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. Eles foram presos em posse de R$ 460 mil, dinheiro que teria relação com comercialização e extração ilegal de ouro encontrado na jazida. Os quatro deverão responder por crime ambiental e crime contra a ordem econômica, segundo o delegado Jesse James de Freitas.

O garimpo na Serra da Borda passou a ser explorado há aproximadamente dois meses, mas a Justiça Federal determinou o fim da extração de ouro no local na última segunda-feira (19) por não existir a devida autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Segundo a Justiça, a área deve ser evacuada, inclusive com uso de força policial, caso preciso.

O prazo dado pela polícia para que todos deixassem a área expirou na quarta-feira (21). Agora, os governos estadual e federal planejam uma operação para a retirada dos garimpeiros, mas acessos à região já foram fechados por policiais, resultando na diminuição significativa do número de garimpeiros na serra.

Contando com os quatro presos na tarde desta sexta-feira, até o momento a PF prendeu seis pessoas na região. Na quinta-feira (22), um homem foi preso com 33 gramas de ouro e encaminhado para a Cadeia Pública de Cáceres, a 250 km da capital. Já na manhã desta sexta-feira, um outro homem foi detido com sete gramas de ouro. Ele foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Pontes e Lacerda.

A PF e a Polícia Rodoviária Federal têm feito patrulhas na região para monitorar o movimento de pessoas e inibir a entrada no garimpo, bem como para instruir os garimpeiros já presentes a desocuparem a área voluntariamente. Entretanto, ainda há registro da chegada de pessoas à região da Serra da Borda. Nesta sexta-feira, cinco pessoas do estado do Amazonas desembarcaram no local e mais dois grupos daquele estado também são esperados.

Enquanto isso, os governos federal e estadual estão preparando uma operação de retirada do contingente de garimpeiros, estimado nesta sexta-feira entre 350 e mil pessoas. O governador Pedro Taques (PSDB) solicitou ao governo federal a presença da Força Nacional de Segurança. Ainda não há confirmação da chegada dos militares nem uma data para o início da operação. O estado deverá atuar na operação com suporte à ação federal e também devido aos desdobramentos da situação nos aspectos de segurança pública, ambiental e social.

Exploração regularizada
Em reunião realizada na quarta-feira (21) entre garimpeiros e o prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa (PSDB), foi solicitada a implantação de algum modelo – como uma cooperativa – para a exploração regularizada do ouro na Serra da Borda.

Uma comissão especial foi formada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para averiguar a situação do garimpo in loco nos próximos 120 dias e estudar a viabilidade da autorização e/ou concessão, por parte da União Federal, para exploração das jazidas auríferas no garimpo. Paralelamente, o prefeito já está em conversação com o DNPM a respeito da licença de exploração aurífera na região. (dO g1 mt)