Programa Justiça Comunitária será instalado na Barra
O Programa Justiça Comunitária, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) com diversas instituições parceiras, será instalado na comarca de Barra do Garças. A instalação está prevista em solenidade que será realizada no dia 23.
Na Justiça Comunitária de Barra do Garças, o foco das ações atingirá os municípios que são mais carentes de serviços e de outros tipos de atendimentos, como General Carneiro, Torixoréu e Ribeirãozinho. Três agentes comunitários foram contratados para atender essa demanda.
Para conhecer a realidade, o coordenador do programa, juiz José Antonio Bezerra Filho, esteve reunido no início de outubro com o juiz diretor do Fórum de Barra do Garças, Bruno D’Oliveira Marques, e também com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da cidade, Michel Lotfi Rocha da Silva, além dos demais magistrados.
A Justiça Comunitária tem o objetivo de levar cidadania à população por meio de orientações jurídicas e serviços de saúde e educação, como atendimento odontológico e jurídico, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), vacinação, entre outros. Além destes serviços, ofertados durante os mutirões, os atendimentos também ocorrem aos sábados nos postos da Justiça Comunitária instalados nos bairros das cidades beneficiadas.
A quantidade de serviços ofertados nos mutirões tem aumentado em razão do número de parceiros, que cresce a cada edição. Só este ano já foram realizados sete mutirões do programa em Cuiabá e localidades vizinhas. Até agora já são mais de 60 parceiros.