Moradores de rua de Inhumas são ‘despejados’ na Barra

Uma situação absurda e até desumana foi verificada em Barra do Garças-MT, na divisa com Goiás. Cerca de 11 moradores de rua do município de Inhumas-GO foram praticamente ‘despejados’ na entrada de Barra há uma semana e hoje moram debaixo de ponte e na rua com problemas de alcoolismo e até mesmo dependência química.

A constatação foi da Secretaria de Ação Social da prefeitura de Barra do Garças que realizou uma operação onde foram recolhidos 30 andarilhos nos últimos três dias. A secretária de Ação Social Mara Kisner ressaltou que destes 30, nenhum é de Barra do Garças.

“São pessoas que literalmente foram jogadas aqui na Barra por outras cidades e também foram abandonadas por familiares”, destacou Mara. Alguns destes andarilhos choraram e pediram passagens para voltar para Inhumas para ficarem perto de familiares e amigos.

Diante desta situação, a secretária Mara pediu apoio do Ministério Público de Goiás (MPE-GO) através da promotora de Aragarças Vânia Marçal para notificar a prefeitura de Inhumas sobre ocorrido. Os andarilhos de Inhumas foram acolhidos na casa de passagens de Barra do Garças onde receberam alimentação, roupas e acomodação por três dias e serão levados de volta a Inhumas.

Uma senhora de 40 anos, que tem problema com alcoolismo, conta que estava junto com esposo na praça de Inhumas quando chegaram três homens numa Kombi dizendo que eles teriam que entrar no carro se não a coisa poderia ficar feia para o lado deles.

A secretária ressaltou que Ministério Público de Barra do Garças pode ajudar notificando as prefeituras das cidades de origem destas pessoas e localizando as famílias para cuidarem do tratamento de saúde destes moradores de rua. As cidades de Primavera do Leste, Campo Verde, Jussara e Iporá já mandaram moradores de rua para Barra. Em 2013, uma caravana de mais de 40 chegaram num ônibus vindo de Primavera do Leste para Barra.

Os moradores de rua ficam hoje espalhados entre Porto do Baé, às margens do rio Araguaia e debaixo das pontes de Barra do Garças e Aragarças-GO e infelizmente alguns entram pelo uso de bebidas e drogas e acabam praticando pequenos delitos: roubos e furtos. (aRAGUAIA nOTÍCIA)

336x280ad