Posto Fiscal volta a causar transtornos em Barra do Garças
Se a secretaria estadual de Fazenda amenizou o problema na travessia das pontes dos rios Garças e Araguaia com a retirada de seu posto de fiscalização de Pontal do Araguaia, acabou por criar outro com a sua transferência para a avenida Valdon Varjão, em Barra do Garças. A situação poderá a se agravar se novas medidas não forem tomadas com certa urgência
Localizado em uma área inadequada às margens da avenida, o Posto de Fiscalização da Sefaz a cada dia aumenta o problema na região. No local não existe pátio de manobra para carretas e caminhões, o pequeno espaço pavimentado já não suporta mais o trafego pesado, a poeira afeta os moradores no período de seca e agora a lama coloca em risco quem trafega pela via. Os motoristas reclamam, porém, não sabe a quem recorrer.
Além dos problemas já citados, os motoristas que trafegam no sentido Barra do Garças a Cuiabá são obrigados a estacionar na margem direita da avenida Valdon Varjão e cruzar as duas pistas sem o mínimo de segurança. No local não existe semáforo para frear o trânsito e muito menos faixa de segurança para que eles possam cruzar à avenida sem risco de morte.
“Infelizmente, apenas transferiu o problema na divisa para este local. Lá pelo menos não existia tantos transtornos como aqui. Até quando iremos conviver com essa situação”, lamentou um motorista de carreta que não quis se identificar. Ele afirma reforça que a localização do Posto Fiscal não é a adequada e defende mudanças.
Na gestão do governador Silval Barbosa, o deputado estadual Baiano Filho (PMDB), anunciou a transferência da unidade de fiscalização para dois postos nas BR-070 e 158, porém, a promessa não foi cumprida, sobrando para os moradores da região Norte de Barra do Garças, os mais afetados pela questão.
Há pouco mais de 15 dias, um grave acidente foi registrado na avenida justamente pelo excesso de caminhões na pista e a falta de visibilidade do motorista de um veículo de passeio. Por sorte as vítimas não perderam a vida, embora uma tenha ficado presa às ferragens.