Acidentes de trânsito deixaram 76 mortos em Cuiabá em 2014, diz estudo
Setenta e seis pessoas morreram em 2014, vítimas de 69 acidentes de trânsito registrados em Cuiabá naquele ano, conforme aponta o primeiro relatório de acidente de trânsito fatais nas áreas de expansão em perímetro urbano da capital, divulgado pelo Comitê pela Saúde no Trânsito, na última sexta-feira (18).
De acordo com o comitê, o excesso de velocidade e o uso de álcool por condutores foram as causas da maior parte dos acidentes. Em relação a condutas de risco, os comportamentos que mais contribuíram para as ocorrências foram conduzir sem habilitação e transitar ou fazer conversões em locais proibidos.
O relatório foi elaborado com base em estatísticas da Secretaria de Saúde de Cuiabá e registros da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e outros órgãos de saúde e trânsito municipais e estaduais. Os dados apontam que 92% das vítimas residiam em Cuiabá e o restante, em Várzea Grande, na região metropolitana da capital.
Segundo aponta o relatório, a maior parte das vítimas eram do sexo masculino e 63% eram condutores de veículos, 25% eram pedestres e 12% eram passageiros. O documento também registra que a maior parte dos condutores que morreram conduziam motocicletas (38,6%).
Já dentre os pedestres, 42,1% morreram após serem atropelados por automóveis e 36,8% foram vítimas de atropelamento causado por motocicletas. Ônibus foram a causa do atropelamento de 15,7% das vítimas, enquanto caminhões respondem por 5,2% dos acidentes com pedestres.
Causas dos acidentes
O estudo do comitê também apontou que os acidentes acontecem com mais frequência às quartas-feiras e sábados, nos períodos da noite e madrugada. Os três principais tipos de acidentes relacionados ao excesso de velocidade foram colisão (51,4%), atropelamento (20%) e choque (17,1%).
Já os usuários responsáveis pelo excesso de velocidade nas vias em sua grande parte são motociclistas (51,4%), seguidos pelos motoristas de veículos leves (42,8%). Conforme o relatório, dentre os acidentes envolvendo pessoas sem habilitação para pilotar/dirigir, 73,7% eram condutores de motocicleta e 26,3% conduziam carros.
Comitê
O Comitê pela Saúde no Trânsito está em funcionamento desde 2013 e faz parte do Projeto Vida no Trânsito, que é uma parceria do Ministério as Saúde com a Organização da Saúde, lançado em 2011.