Lideranças podem bloquear a BR-158 para a retomadas de obras

Lideranças políticas e empresariais da região Norte Araguaia estariam se organizando para trancarem a BR 158 próximo ao município de Ribeirão Cascalheira, caso as obras de contorno da reserva indígena de Maraiwatsédé, que fica na divisa dos municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia não sejam retomadas nos primeiros meses de 2016.

O prazo estabelecido pelas lideranças é que a licitação esteja concluída até o dia trinta de março, caso contrário, uma manifesto regional será organizado. Entre os interlocutores do movimento estão o deputado estadual Baiano Filho, e os ex-prefeitos Naftaly Calisto e Tarzan.

A Associação dos Municípios do Araguaia também estaria participando da rodada de negociações com o governo federal, através do presidente Gaspar Lazarri, que também é prefeito de Confresa. A licitação do trecho que faz o contorno na reserva, passando pelos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, deveria ser publicada em janeiro, mas o governo federal voltou a adiar, o que causou revolta na classe política da região.

As obras ligando o Mato Grosso com o estado do Pará já foram concluídas, faltando apenas um trecho de cerca de 200 km ao sul, para que toda a travessia da BR 158 no estado seja no asfalto. (Agência da Notícia)