Alunos ficam até 5 horas dentro do ônibus para estudar em Canabrava

Alunos que moram na região da Fazenda Rio Preto enfrentam uma verdadeira aventura diariamente para chegar até a escola que fica na cidade de Canabrava do Norte, a região fica as margens da Rodovia BR-158 e até a escola onde os alunos são transportados são cerca de 180 quilômetros.

Uma mãe relatou ao Site Agência da Notícia que essa situação já dura mais de três anos e que para não perder o ônibus todos tem que se preparar desde cedo à previsão caso não haja atraso ou algum problema no ônibus é que os alunos saiam para a escola após as 10 horas da manhã e a chegada à cidade ao 12h40 minutos, após as aulas os alunos retornam às 17 horas e só chegam em casa depois das 19h30 minutos.

São muitas as dificuldade que os alunos enfrentam todos os dias, dona Lilian é mãe de dois alunos um de 12 e outro de 15 anos e relata a dificuldade enfrentada pelos alunos, somente nessa região são 30 alunos, mas até chegar ao seu destino o veículo fica completamente lotado. Para chegar à escola precisam acordar cedo e aguardar por até o transporte escolar passar, disponibilizado pela prefeitura local.

Em caso de o ônibus atrasar, os alunos têm que esperar para saber se vãos ou não para a escola. Com toda essa dificuldade a preocupação é com a qualidade do aprendizado desses alunos. A região atualmente só dispõe de escola com ensino até a quarta série do ensino fundamental.

Para resolver essa situação a solução seria a construção de uma escola na região para atender a todos esses alunos que hoje tem que andar por até 5 horas para chegar até a escola e é exatamente esse o desejo dos pais e também dos alunos da região da Fazenda Rio Preto.

SECRETARIA EDUCAÇÃO

Entramos em contato com o Prefeito de Canabrava do Norte Valdez Viana que pediu para falarmos com o Secretário de Educação do município Levi Candido. Em contato com o Secretário, o mesmo disse que o município não tem escola nessa região e que provavelmente a escola citada pela mãe esteja em outro município já que a região pertence tanto a Canabrava quanto a São Felix do Araguaia.

Perguntado sobre a possibilidade da construção de uma escola na região o secretario disse ser inviável devido à quantidade de alunos atualmente, ainda segundo ele o ônibus chega lotado a cidade, mas os alunos não são somente das fazendas Rio Preto e Santo Ângelo e que com a atual crise financeira é mais viável fazer o transporte dos alunos, para construir uma escola, explica Candido seria necessário ter alunos suficientes para lotar uma sala e, além disso, enviar professores capacitados da cidade para a localidade. “Nós vamos continuar com o compromisso de buscar todos os alunos da região para levá-los até a escola”, diz Levi Candido.

336x280ad