Chuvas podem isolar cidade do Araguaia; estragos já são muitos

A cidade de Novo Santo Antonio, localizada no nordeste de Mato Grosso no Vale do Araguaia, distante 1.080km da capital Cuiabá está sob intensa chuva desde as 05 horas da manhã de quarta-feira (27). Várias ruas e avenidas da cidade já estão alagadas e a previsão para aquela localidade ontem foi de 25mm de chuva. Segundo o prefeito do município Eduardo Penno, dentre as preocupações está a MT-322, a principal via de acesso ligando Novo Santo Antonio à MT-433 em Serra Nova Dourada-MT. “Aqui tem chovido há vários dias e hoje se agravou. A nossa preocupação é o isolamento, pois são 57km de estrada de chão até Serra Nova Dourada. A chuva de ontem foi muito mais do que o previsto” – argumenta o Prefeito.

A meteorologia prevê chuva para Novo Santo Antonio até sábado (30.01), de domingo a quinta-feira a previsão é de sol com nuvens esparsas e por vezes pancadas de chuvas.

A cidade de Novo Santo Antonio está às margens do Rio das Mortes e conta com apenas duas principais vias de acesso, sendo a MT-322 rumo a Serra Nova Dourada e a MT-100 que leva à cidade de São Félix do Araguaia (82km). No período chuvoso o acesso via MT-100 é interrompido em decorrência dos vários pontos de alagamentos existentes na estrada. Para ir a São Félix nesta época, é preciso dar a volta por Alto Boa Vista cujo trajeto é de 210km ou navegar Rio das Mortes abaixo por 3 horas. Eduardo Penno ressalta ainda que no período chuvoso por sucessivas vezes o Município precisa valer-se do transporte aéreo para resolver determinadas situações.

No ano passado a cidade foi parcialmente alagada por águas pluviais. O município localiza-se em uma área de transição entre os biomas cerrado e floresta Amazônica, apresentando um mosaico de vegetações nativas como os varjões (planícies alagáveis), os campos de murundus (morrotes elevados em planícies alagáveis), formações de cerrado (desde cerradões a campos limpos) e floresta de transição para a Amazônia. A cidade é tomada pela água que vem dos varjões e não do rio das Mortes.

A MT-322 está contemplada pelo programa de pavimentação asfáltica Pró-Estradas. Em 2014 a empresa contratada pelo governo estadual chegou a montar acampamento e ensaiou um início de obra, a qual desde então está paralisada sem perspectiva de retomada. (Agência da Notícia)