Vereador perde o mandato por tráfico de drogas, suplente assume

A Câmara de Vereadores de Piranhas deu posse, nesta quarta-feira (13), ao suplente Tarcísio Silvério, do PP, como titular da vaga que havia sido conquistada nas eleições de 2012 pelo vereador Dilson Silva Bras (PSDB). Dilson perdeu o mandato depois do trânsito em julgado de uma condenação imposta a ele pela prática do crime de tráfico de drogas, ocorrido em 2013.

Tarcísio Silvério retorna à Câmara Municipal após perder as eleições de 2012, quando disputou uma das vagas, obtendo 297 votos que não foram suficientes para a reeleição. Ele foi vereador em Piranhas durante quatro anos, sendo eleito em 2008.

Tarcísio chegou a assumir como vereador no ano de 2013, no período de cerca de dois meses que Dilson Bras ficou preso e afastado do cargo.

Perda de mandato

O juiz Wander Soares Fonseca, declarou, no dia 7 de janeiro deste ano, a perda de mandato do vereador do município de Piranhas, Dilson Silva Bras (PSDB), depois do trânsito em julgado de uma condenação imposta a ele pela prática do crime de tráfico de drogas, ocorrido em 2013.

O vereador foi condenado em definitivo a uma pena de três anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, com substituição da pena corpórea por duas restritivas de direito. O juiz fundamentou sua decisão na Constituição Federal, que, em seu art. 15, inciso 3, prevê a suspensão dos direitos políticos da pessoa que sofre condenação criminal. Wander Soares buscou ainda um precedente do Supremo Tribunal Federal para declarar a perda imediata do mandato do réu. (Tribuna Piranhense)