Centro Judiciário negocia mais de R$ 7 milhões em Água Boa

A solução pacífica de conflitos se consolidou na Comarca de Água Boa, nos últimos doze meses, quando o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca (Cejusc) obteve saldo superior a 80% de acordos processuais e extrajudiciais.

Segundo informações do juiz titular da Primeira Vara da Comarca e coordenador do Cejusc, Alexandre Meinberg Ceroy, ao longo do ano passado foram realizadas 252 audiências, que resultaram na quantia de R$ 6.698.382,99 negociados.

Os dados colocam o Cejusc de Água Boa entre os que mais negociaram valores em 2015, em comparação às comarcas de Segunda Entrância.

O magistrado atribui esse salto em números à participação maciça da comunidade. “Conseguimos este percentual tão positivo graças à população que entendeu o posicionamento do Judiciário e se dispôs, em sua maioria, a realizar a conciliação, evitando com isso o ajuizamento de ações”.

A expectativa do juiz para este ano é que cresça o número de atendimentos no Cejusc. “Levando em conta o período de crise enfrentado no Brasil, acreditamos que teremos uma demanda maior em 2016, contudo, esperamos que esses conflitos sejam resolvidos pacificamente, a exemplo do que ocorreu este ano”, define.