Família acha bombas enterradas em casa de ex-combatente da 2ª Guerra

Cinco bombas caseiras foram encontradas enterradas na casa de um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que está desaparecido há dois anos, em Nova Canaã do Norte, 696 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, a família de Gabriel José Pereira, de 92 anos, fazia uma limpeza no quintal da casa quando encontrou os artefatos enterrados junto com um revólver.

Gabriel Pereira fez parte do grupo de 25 mil homens da FEB que foi enviado em meados de 1943 para a Itália para lutar durante a Segunda Guerra Mundial. Os brasileiros se juntaram aos militares dos Aliados (União Soviética, Estados Unidos, Império Britânico e outros) para enfrentarem o exército alemão.

Segundo a família do ex-combatente, o idoso desapareceu sem deixar pistas. O sumiço dele é investigado pela Polícia Civil desde 2014, porém, o paradeiro dele é desconhecido. Uma neta e dois bisnetos dele, que vieram de Goiânia, viviam na casa desde então. A propriedade fica em frente a rodoviária de Nova Canaã do Norte.

Na última terça-feira (23), o marido de uma outra neta de Gabriel, Wedson Pereira de Souza, fazia a limpeza do quintal quando teve o pé afundado no terreno.

“Meu pé afundou na terra e encontrei um revólver dentro de um cano de PVC. Tinham alguns artefatos junto, acreditamos que sejam bombas caseiras. Ele mesmo fazia bombas para evitar que ladrões invadissem a casa dele e outras propriedades que ele é dono. Ele tinha mania de fazer armadilhas”, declarou Wedson.

Com medo de uma explosão, Wedson diz que jogou água no armamento e nas bombas caseiras. Algumas munições também estavam enterradas nesse mesmo local. Os policiais civis da cidade foram chamados e apreenderam todo o material. A família diz que o ex-combatente desapareceu depois de vender uma fazenda em Nova Canaã do Norte. (Redação/G1 MT)