Governo Taques anuncia concurso para agente penitenciário com salário de até R$ 3,2 mil
Dentro de poucos meses, será lançado o edital de concursos público para o sistema penitenciário de Mato Grosso. O compromisso foi firmado pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges) com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindispen-MT), nesta quinta-feira (18).
A Seges vai encaminhar a lei para criação de novas vagas para a categoria e também a realização do concurso público. O documento foi entregue ao presidente do Sindispen-MT, João Batista. A reportagem do Olhar Direto apurou que o salário inicial é de R$ 3,2 mil.
Na última reunião, realizada na terça-feira (16), o secretário Júlio Modesto, de Gestão, havia se comprometido a entregar o documento solicitado. “Entendemos a importância da carreira, do trabalho realizado por estes profissionais e da necessidade de um número maior do efetivo, apresentada tanto pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) quanto pelo Sindicato”, explicou Modesto, ao citar que cumpria determinação do governador José Pedro Taques (PSDB).
A tramitação não é tão ágil quanto se imagina, porque o cronograma prevê que o projeto de lei criando as vagas para o Sistema Penitenciário seja encaminhado ainda em fevereiro para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Após a aprovação por parte do Poder Legislativo, o processo será encaminhado para a Sejudh, que analisará a quantidade de vagas a serem ofertadas no concurso, de acordo com os cargos vagos – aprovados na lei enviada à Assembleia -, projetos de expansão do sistema penitenciário e capacidade orçamentária e financeira do órgão.
Júlio Modesto explicou que a previsão é de que o edital do concurso seja publicado até a primeira quinzena de julho deste ano. “Nossos técnicos estão trabalhando para realizar todo o processo para o lançamento do edital em tempo reduzido, pois firmamos um compromisso com a categoria”, justificou o titular da Seges.
Júlio ressaltou ainda que, além do concurso público a ser realizado, o Governo do Estado tem se empenhado em melhorar as condições de trabalho tanto do sistema penitenciário, quanto das outras áreas de segurança pública.
“Já homologamos o processo de aquisição dos coletes balísticos e com isso os órgãos já poderão aderir as atas para adquirir o material, extremamente necessário para promover a segurança dos seus servidores. Também estamos concluindo, já em fase de homologação, o processo licitatório dos veículos táticos, o que também trará um considerável melhoria nas condições de trabalho”, concluiu. (Redação/Olhar Direto)