Câmara cassa mandato de vereador por irregularidades em Torixoréu
Por seis votos a favor e duas abstenções, a Câmara de Torixoréu cassou o mandato do vereador Marlon Sousa Silva, o Marlon Bengala (PSD). A cassação ocorreu em sessão ordinária realizada na noite desta segunda (21), com a presença de oito dos nove vereadores. Somente a parlamentar Neucy Carrijo (PTB) não compareceu.
Acusado de cometer uma série de irregularidades, entre elas a ocultação de documentos do Poder Legislativo, cercear informações aos vereadores, corrupção passiva (oferecer dinheiro a vereadores em proveito próprio) e não recolhimento do INSS, Marlon já estava afastado das funções desde 21 de dezembro, por decisão da Justiça.
Segundo denúncias, no exercício da presidência da Mesa Diretora, o parlamentar foi acusado também de falsidade ideológica e de “sumir” com o livro de ata de posse do suplente Admilson dos Santos Vilela (PSDB), no episódio que envolveu a suposta renúncia do vereador Ronivaldo Antônio da Silva, o Preguinho (PSDB).
Em dezembro passado, o vereador cassado foi alvo de uma operação da Polícia Civil que investigava supostos atos ilícitos praticados por ele na presidência da Câmara, o que resultou no afastamento e, consequentemente, no processo de cassação. Com isso, assume em definitivo o primeiro suplente Admilson Vilela, que vinha exercendo a função.
Outro lado
O vereador Marlon Sousa afirma ao Rdnews que já contratou advogado para recorrer da decisão da Câmara. Ele considera que houve atropelo por parte dos vereadores que votaram pela cassação.
Prefeito afastado
Este é o segundo fato político que chama a atenção em Torixoréu, em menos de uma semana. Na quarta (16), o juiz da Vara Única da Justiça Federal em Barra do Garças, Francisco Vieira Neto, determinou o afastamento, por 90 dias, do prefeito Odoni Mesquita Coelho, sob a acusação de desvio de recursos federais provenientes de um convênio para obras de pavimentação asfáltica e drenagem no Conjunto Habitacional José Vilela. O vice Rafael Sá (Solidariedade) assumiu o cargo. (FA/RDNews)