Obra da ponte na divisa de Mato Grosso e Goiás recomeça em junho
As obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, ligando os municípios de Aruanã a Cocalinho, no Mato Grosso, serão retomadas em junho. A informação é do secretário das Cidades, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, após assinar termo de compromisso com o Consórcio Caminhos do Sol, que coordenará a obra.
Com 577 de comprimento, a ponte receberá um aterro de 800 metros do lado goiano e de 350 metros do lado mato-grossense, o que garantirá a segurança da ponte contra danos causados pela chuva. O Governo de Goiás vai arcar com R$ 8,2 milhões, e a contrapartida do consórcio será de R$ 9,6 milhões.
O vão central mede 150 metros, elevando-se a 50 metros da linha d’água, o que permitirá a navegação comercial futura naquele trecho do rio. A ponte interliga a GO-454 à rodovia estadual MT-326. A região tem grande importância econômica pela produção de grãos e uma pecuária ostensiva, tanto do lado de Goiás quanto de Mato Grosso.
A construção da ponte irá encurtar o trecho entre a região do Norte Araguaia e Goiânia. Hoje o trajeto passa obrigatoriamente por Barra do Garças, o que não será mais necessário com a sua conclusão. (Redação JC c/ Goiás Agora)