Governador e vice viajarão e presidente da AL assumirá o governo de MT

Guilherme Maluf (PSDB) será o quarto presidente da Assembleia a assumir o Governo nos últimos 25 anos. O deputado estadual ficará na chefia do Executivo entre os dias 22 e 27, período em que o governador Pedro Taques (PSDB) e o vice Carlos Fávaro (PSD) estarão em viagem internacional.

A comitiva tem objetivo de estreitar relações com países membros da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur), bloco que reúne seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru), buscando traçar estratégias de fortalecimento econômico e ambiental dos Estados e províncias que participam do grupo.

O primeiro presidente da Assembleia a comandar o Palácio Paiaguás foi Moisés Feltrin, que ficou no cargo durante 45 dias, em 1991. À época, concluiu a gestão do ex-governador Carlos Bezerra e deu posse ao sucessor Jayme Campos, em 15 de março daquele ano.

Feltrin assumiu quando Bezerra deixou o cargo para concorrer ao Senado. O vice-governador Edson de Freitas sofreu acidente de aeronave em Chapada dos Guimarães, ficando impossibilitado de exercer a função. Em outubro de 2002, foi a vez do ex-deputado estadual Humberto Bosaipo governar Mato Grosso. Ficou no cargo por 15 dias, enquanto o ex-governador Rogério Salles cumpriu missão oficial na Europa para promover os setores da carne, couro e algodão.

Hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o ex-deputado Sérgio Ricardo foi chefe do Executivo estadual por cinco dias em dezembro de 2007. O ex-presidente da Assembleia assumiu porque o ex-governador Blairo Maggi estava cumprindo agenda oficial na Indonésia e o então vice Silval Barbosa precisou viajar para Bolívia.

Caravana da Integração

Taques, Fávaro e a comitiva do Governo, que ainda não está definida, iniciam a viagem denominada Caravana da Integração por terra, no dia 22, e devem passar pela Bolívia e Chile até chegar no Peru no dia 27. Nesta data, o governador e o vice devem retornar de avião para reassumirem suas funções.

A adjunta de Assuntos Internacionais da Casa Civil, Rita Chiletto, ressalta que outro objetivo da viagem será firmar parcerias capazes de fortalecer os vínculos com os vizinhos. “As parcerias serão relacionadas ao desenvolvimento de políticas públicas econômicas, culturais e sociais”.

Em preparação à Caravana da Integração, a Casa Militar já realizou a chamada viagem precursora. A equipe comandada pelo coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior esteve em todas as cidades por onde Taques e Fávaro passarão, avaliando as condições de segurança e repassando as informações ao Gabinete do governador. (RDNews)