Paciente morre com suspeita de H1N1; há suspeita de caso em Barra

Um homem de 33 anos morreu na madrugada de segunda-feira (4), no Hospital Regional de Alta Floresta, cidade distante 800 km de Cuiabá, com suspeita de H1N1, também conhecida como gripe A. Ele estava internado desde a última quinta-feira (31) com sintomas da doença. A causa da morte ainda é investigada pela Secretaria de Saúde do município.

A campanha de vacinação contra a gripe A deve ter início no 30 de abril, com duração até o dia 20 de maio.
Em Mato Grosso, uma morte em decorrência da doença foi confirmada em Cuiabá, sendo a vítima um idoso de 73 anos, e outras sete ainda estão sendo investigadas.

Em todo o estado, 28 casos suspeitos de H1N1 ainda aguardam confirmação para saber se são mesmo da doença. A maior parte desses pacientes é de Cuiabá e de Rondonópolis, distante 218 km da capital, sendo 10 casos em cada uma.
Também há casos suspeitos em Primavera do Leste, Sorriso, Pontes e Lacerda, Barra do Garças e Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, entre outras cidades.

Em 2015, nenhum caso da doença foi confirmado em Mato Grosso e, no ano anterior, foram 44 registros confirmados. (Do G1 MT)