Produção do Núcleo Digital da UFMT vira série de TV

A série televisiva Ser Tão Araguaia, realizada pelo Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, será exibida a partir do dia 16 de maio pela TV Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A série Ser Tão Araguaia, dirigida pelo cineasta mato-grossense Amaurí Tangara, é dividida em cinco episódios não ficcionais de 13 minutos cada. Ela retrata a história do desenvolvimento do leste de Mato Grosso por meio de depoimentos de personagens locais e de belas imagens do Médio Araguaia. Além de trazer para a cena insurgências políticas, a produção conta com personagens polêmicos, vivências místicas e relatos dos povos indígenas, que compõem o mosaico de riqueza e diversidade cultural da região.

O coordenador adjunto do projeto, professor do curso de Jornalismo da UFMT em Barra do Garças, Gilson Moraes da Costa, ressalta que esta será a primeira vez que um produto audiovisual, em formato de série e genuinamente local, será exibido em TV aberta. “Acreditamos que este é o começo de uma longa trajetória da série, já que estamos articulando sua exibição em diversas televisões públicas e cineclubes do país.”

Pela TV aberta, a série será exibida no canal 30.2, Cuiabá e Várzea Grande. Cada um dos cinco episódios será exibido de segunda a sexta-feira, às 22h. Os episódios também poderão ser acompanhados pela internet, durante a transmissão da TVAL, pelo link http://www.al.mt.gov.br/programacaotv.

O Núcleo de Produção Digital, implantado em 2014 a partir de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso e o Ministério da Cultura, tem se firmado como um importante espaço de produção e pesquisa em audiovisual, além de oferecer cursos de capacitação para a comunidade da região do Araguaia. (24 Horas News)