Criminosos incendeiam viatura da PM e Kombi em MT; cinco são presos

Uma viatura da Polícia Militar e uma Kombi foram incendiados na noite desta sexta-feira (10) na cidade de Primavera do Leste. Segundo informações da Polícia Civil, cinco pessoas foram presas na manhã deste sábado (11) suspeitas de terem participação nas duas situações. Supostamente os ataques teriam sido ordenados por detentos como represália à greve dos agentes penitenciários no estado.

Outros dois ataques também foram registrados no mesmo período: em Cuiabá e Várzea Grande três ônibus foram incendiados e dois agentes foram alvos de tiros nas próprias casas.

Com a greve, foram suspensas as visitas e o banho de sol dos detentos. Desde o começo da semana, familiares dos detentos estão alertando para uma possível rebelião.

De acordo com o delegado Rafael Diniz, a viatura da PM estava em manutenção em uma oficina da cidade. Um grupo de pessoas se aproximou do estabelecimento e fugiu depois de atear fogo na viatura. Momentos após esse ataque a polícia registrou outra situação semelhante. Uma Kombi estava estacionada na região e também foi incendiada.
Militadores do Corpo de Bombeiros foram acionados e controlaram os dois incêndios.

“Pelas informações do setor de inteligência da polícia, esses indivíduos receberam ordens vindas de dentro dos presídios para que fossem cumpridas essas determinações de colocar fogo nas viaturas”, explicou o delegado.

Conforme Diniz, os cinco presos são maiores de idade e devem ser ouvidos sobre os ataques ainda na manhã deste sábado. Nas duas situações a polícia afirmou que nenhuma pessoa ficou ferida.

O governo de Mato Grosso informou que o policiamento na capital e em Várzea Grande foi reforçado em função dos ataques e que este reforço do policiamento será estendido durante todo o fim de semana.

Outros ataques

Outros ataques, que também teriam relação com a represália à greve dos agentes, foram registrados entre a noite de sexta-feira e a manhã deste sábado em Cuiabá e Várzea Grande. Dois agentes penitenciários foram alvos de ataques. Nas duas situações, as vítimas chegaram em casa e foram abordados por criminosos que atiraram. Nenhum agente ficou ferido.

Ainda na noite de sexta-feira pelo menos três ônibus de transporte coletivo foram incendiados em bairros de Várzea Grande e Cuiabá. Um dos ônibus foi queimado no bairro Praeiro, no ponto final da linha. O veículo pertence à empresa Pantanal Transportes. Segundo o Corpo de Bombeiros, quando a equipe chegou ao local, o veículo já estava completamente em chamas.

A greve

A greve dos servidores do sistema penitenciário em Mato Grosso, que teve início no dia 31 de maio, suspendeu as visitas aos presos das unidades prisionais. Também estão suspensos os cumprimentos de intimações e os banhos de sol na quadra. O estado tem aproximadamente 1,5 mil são agentes penitenciários e 59 unidades prisionais.