MLT bloqueia BRs na região de Barra contra os atos realizados por Temer

As BRs-070 e 158, nas regiões de Barra do Garças e Nova Xavantina, estão bloqueadas pelo Movimento de Luta pela Terra. O bloqueio começou às 8h da manhã desta segunda (20) e prossegue até amanhã (23), em Mato Grosso, com intervalos para a passagem de veículos.

Na BR-070, em Barra do Garças, o bloqueio está ocorrendo na altura do Km 18, próximo ao aeroporto, com cerca de 450 famílias e em Nova Xavantina, no entroncamento da BR-158 com a MT-251 com aproximadamente 500 trabalhadores. A mobilização está acontecendo das 8h às 10h40 e das 14 às 16h40. Viaturas policiais e ambulâncias estão com o tráfego liberado independente do horário.

O protesto ocorre em todo o Estado como forma de forçar o governo federal a atender pauta de reivindicações que inclui o retorno imediato do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a subordinação do Incra pelo MDA, fortalecimento da agricultura familiar, assentamento das famílias acampadas no Estado; manutenção dos programas sociais, que estão sendo destruídos pelo governo interino, como Luz para todos, políticas previdenciárias dos trabalhadores, Programa Nacional de Habitação Rural, PAA e PNAE, entre outros.

Segundo o líder do MLT, João Batista Pereira da Silva, o movimento é pacífico e busca chamar atenção do governo federal para a situação dos trabalhadores rurais em todo o país, que se agravou com a crise política e econômica e, principalmente, com as medidas adotadas pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB).

A Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Barra do Garças, está acompanhando à distância e orientando os motoristas a evitar o tráfego de veículos nos horários de bloqueio. (FA)