Via mais perigosa de Barra ganha lombada para reduzir velocidade
Dois redutores eletrônicos de velocidade foram instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nas BRs-070 e 158, sobrepostas pela avenida Valdon Varjão, no perímetro urbano de Barra do Garças. As lombadas foram instaladas em frente ao câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em um dos pontos mais perigosos das rodovias.
Além dos equipamentos já instalados nas imediações da UFMT, mais quatro lombadas serão instaladas nas proximidades do terminal rodoviário, duas torres em cada pista da avenida. O limite de velocidade será de 40 km/h.
Segundo o vereador Valdemir Barbosa, autor do pedido de instalação das lombadas, o objetivo é reduzir o índice de acidentes nas duas BRs e corrigir uma falha reconhecida pelo próprio Dnit.
“Barra do Garças era uma das poucas cidades do país com população superior a 60 mil habitantes que ainda não possuía esse tipo de equipamento e diante dessa constatação, encaminhamos solicitação ao órgão que já instalou as quatro primeiras torres de aferição”, disse.
A instalação das lombadas nas imediações do câmpus da UFMT visa dar mais segurança aos condutores de veículos que entram e saem da instituição. “As lombadas são visíveis, ao contrário dos pardais, que costumam ser camuflados. O motorista vai visualizá-la e terá tempo suficiente para reduzir a velocidade do veículo”, diz o vereador.
A avenida é considerada uma das mais perigosas de Barra do Garças pelo grande fluxo de veículos de carga que passa diariamente pelo centro da cidade pela ausência de um contorno viário para desviar o tráfego pesado. O registro de acidentes com vítimas fatais é considerado elevado nesse trecho. (FA)