Operação prende 74 criminosos em Mato Grosso
Folhamax
Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou nesta sexta-feira (29) o primeiro balanço parcial da nova modalidade da Operação Bairro Seguro, deflagrada nos 141 municípios do Estado de Mato Grosso e que tem como foco os crimes de roubo e furto.
Até o momento, foram contabilizadas 38 prisões por mandado, outras 36 em flagrante por tráfico de drogas e ainda 32 conduções à delegacia. Trinta mandados de apreensão de adolescentes foram cumpridos e houve apreensão de 26 armas e 24 quilos de drogas. Quatro veículos foram recuperados.
Ao todo, 1.300 policiais das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Detran participam da ação, que vai durar 24 horas com policiamento ostensivo.
O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, explicou que a nova estratégia é o resultado de 40 dias de planejamento integrado em todos os níveis de ação: estratégico, tático e operacional.
“Os primeiros momentos da operação já são positivos. A partir de agora, temos uma estrutura definida e uma estratégia de atuação em campo, com integração de todas as forças”, falou
Ainda segundo Rogers, o trabalho intensificado tem como objetivo reduzir os crimes de roubos em todo o Estado. “Acreditamos que, assim como aconteceu com o homicídio, que teve redução significativa, o delito de roubo será diminuído de forma drástica”, disse o secretário, em entrevista à imprensa.
Durante todo o dia, serão realizadas 1.078 ações simultâneas de policiamento ostensivo (start/inopinada/saturação) no Estado, sendo 132 apenas na região metropolitana.
Haverá ainda blitzes de trânsito e da Operação Lei Seca. E a fiscalização dos Bombeiros irá vistoriar as condições de segurança de estabelecimentos como bares e lanchonetes.
O aparato envolvido na operação, que irá se estender por 24 horas, inclui a atuação de todas as unidades e delegacias especializadas, o emprego de 350 viaturas e o apoio das aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Brasil Central Seguro
Além de Mato Grosso, outros Estados também fazem operações para o combate à criminalidade. O trabalho simultâneo foi batizado como “Operação Brasil Central Seguro” e envolve forças de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Maranhão.