Servidores do Detran encerram greve; movimento perde força
Folhamax
Mais uma categoria encerrou a greve iniciada no dia 31 de maio. Em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiram que retornarão ao trabalho a partir da próxima segunda-feira.
Em nota, o Sindicato dos Servidores do Detran criticaram o Governo do Estado por encaminhar um projeto a Assembleia Legislativa concedendo 7,36% da Revisão Geral Anual (RGA) mesmo sem acordo com o funcionalismo público. O projeto foi aprovado na última quarta-feira e sancionado na quinta pelo governador.
“A posição do Sinetran sempre foi pela defesa total da garantia constitucional dos servidores à integralidade da RGA, de acordo com o INPC e em parcela única na data base e foi com esse posicionamento que os servidores do Detran somaram na greve geral, se opondo à negociação de direito já garantido na legislação”, diz trecho da nota.
O sindicato destacou ainda que encerrou o movimento grevista após garantir, por meio da Justiça, que os servidores não teriam os pontos cortados, uma vez que a greve havia sido declarada ilegal no início do mês. “A luta continua em defesa da RGA de acordo com o determinado na Constituição, inclusive na esfera judicial. Continua também em defesa da nomeação dos aprovados no concurso público, conforme acordo conquistado pela categoria na greve de outubro de 2015”, completa o sindicato.
Com um mês de greve geral, diversas categorias tem decidido por encerrar o movimento grevista. Ontem, servidores do Indea e Intermat decidiram colocar fim a paralisação. No início da semana, escrivães da Polícia Civil também tomaram a mesma decisão.
Funcionários da Sema e delegados de polícia já haviam encerrado a greve há alguns dias.