As eleições municipais em Barra terão o olhar atento do Ministério Público Eleitoral

As eleições municipais em Barra do Garças terão o olhar atento do Ministério Público Eleitoral (MPE) para que o eleitor tenha a liberdade de votar conforme a sua consciência. A instituição, que fechou um acordo com as coligações majoritárias e proporcionais para um pleito silencioso, vai fiscalizar a campanha eleitoral, sem, contudo, interferir no processo democrático.

Segundo o promotor da 9ª Zona Eleitoral, Hudson Luiz Franco Mendes, o papel do Ministério Público Eleitoral (MPE) é fiscalizar e garantir que o eleitor possa exercer o seu papel de cidadão sem interferência político-partidária. “Estaremos atentos, fiscalizando e zelando por uma eleição tranquila, onde o eleitor tenha a liberdade de votar. Não é função do Ministério Público Eleitoral intervir, mas, sim, fiscalizar”, destacou.

O MPE estará atento também às denúncias de crimes eleitorais e como arma para denúncias, disponibilizou o número 127, que é de sua Ouvidoria, e também o aplicativo Pardal, que já vem sendo utilizado desde as eleições passadas. “O eleitor poderá usar um desses canais para denunciar os crimes que porventura estejam sendo cometidos”, disse.

De acordo com Hudson Franco, algumas denúncias já foram formuladas em Barra do Garças, a maioria por propaganda extemporânea e medidas já foram tomadas com determinações e condenações dos envolvidos pela Justiça Eleitoral. (Fonte: RDNews/Francis Amorim).