Candidato único, prefeito faz acordo com MPE para ter eleição silenciosa

Com candidatura única do prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola (PSD), Nova Xavantina terá uma eleição silenciosa em todos os sentidos. O Ministério Público Eleitoral (MPE) e a coligação “Unidade Democrática” acordaram uma série de itens que proporcionarão ao eleitor o direito ao voto sem o famoso “estardalhaço” comum na época de eleições.

Pelo acordo, não será permitido durante a campanha eleitoral, que começou ontem (16), o uso de carro de som; realização de carreatas; soltura de fogos de artifícios; contratação de cabos eleitorais; confecção de bandeiras, adesivos, cartazes e a famosa “praguinha”. Além disso, Nova Xavantina não terá horário eleitoral na TV, se restringindo apenas ao horário no rádio e inserções avulsas.

Outra decisão tomada pelo MPE e a coligação, beneficia os 44 candidatos a vereadores lançados pelas coligações proporcionais. O candidato poderá usar como instrumento de campanha a rede social Facebook e o aplicativo WhatsApp, e distribuir santinhos impressos e promover reuniões, além da permissão de dois comícios e pequenas reuniões nos bairros, porém, sem o uso de carro de som.

O acordo foi fechado entre o promotor eleitoral Wellington Petrolini Molitor e os coordenadores da campanha de Cebola, José Carlos Biesdorff e Welton Magnone, que entenderam que a eleição já seria tranquila e que não haveria necessidade da utilização de instrumentos que poderiam, além de causar a poluição audiovisual da cidade, gerar gastos desnecessários em um momento de crise que o país atravessa.

Inédito

Nas eleições deste ano, pela primeira vez na sua história, Nova Xavantina terá um único candidato a prefeito. Um acordo costurado com 18 partidos permitiu o lançamento do prefeito João Cebola, que assumiu o cargo em 13 de janeiro deste ano, em substituição ao prefeito Gercino Caetano Rosa, que renunciou ao cargo. Ele terá como candidato a vice-prefeito o vereador Ney Wellington (PSDB) e 44 candidatos a vereador.

“Isso mostra a maturidade política que Nova Xavantina conquistou, onde todos pensam que, acima de tudo, estão os interesses da cidade. Além disso, teremos uma eleição tranquila, sem poluição e sem perturbar o eleitor que terá toda tranquilidade para exercer o seu direito de cidadão”, disse o prefeito candidato à reeleição. (FA)