Cidade às margens do rio Araguaia enfrenta dificuldades com a falta de água

Roncador News

Luciara passa por sérios problemas de abastecimento de água, resultado não só da ação do homem que causa desmatamento, mas, também falta de planejamento da gestão municipal. Desde a última terça feira, 16/08, a população de Luciara está sofrendo com falta de água. Quarta-feira escolas municipais dispensaram os alunos e as Estaduais estão reduzindo o horário das aulas.

O motivo se deve a problemas nos equipamentos da Caixa d água que abastece os setores central e Universitário. Segundo informações de moradores o problema foi na Bomba, que teria queimado, e não havia outra bomba reserva para efetuar a troca. Em Luciara, o serviço de abastecimento de água ainda está a cargo da Prefeitura Municipal. Mesmo se tratando de um serviço essencial, até o meio dia deste sábado à Prefeitura não havia providenciado a substituição da bomba e as caixas d água continuavam vazias.

A última vez que Luciara ficou mais de cinco dias sem água foi nos anos 90, quando a SANEMAT era responsabilidade do Estado de Mato Grosso. A estiagem que assola o município, a inoperância da gestão municipal e a irresponsabilidade da prefeitura que ainda não resolveu o problema.

Por sua vez, a administração pública se abstém dos fatos e nada faz para amenizar o sofrimento da população. Até o momento a EMBASA são se pronunciou sobre a falta constante de água no município, a população aguarda um pronunciamento do órgão e espera uma solução.