Nova Xavantina também terá campanha sem cabo eleitoral e sem carro de som

Interessante News

Um acordo fechado nesta sexta (12), pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e a coligação Unidade Democrática e as proporcionais, vai permitir que Nova Xavantina tenha a eleição municipal mais silenciosa de sua história. Durante a campanha, não será permitido o uso de carro de som para propaganda volante; a realização de carreatas e shows pirotécnicos com a soltura de fogos de artifícios.

A discussão do que será ou não permitido nas eleições foi promovida pelos coordenadores geral da campanha Nico do Leilão e Welton Magnone; o promotor eleitoral Wellington Petrolini Molitor, juntamente com os 44 candidatos a vereadores.

Além da proibição de carros de som, carreatas e fogos, ficou acordada a proibição de contratar cabos eleitorais, confeccionar bandeiras, adesivos, cartazes e praguinha. Ficou acordado também a não realização do horário eleitoral gratuito na TV; ficando apenas permitidas, a realização do horário eleitoral e inserções em rádios difusoras.

Ficou decidido por unanimidade que o candidato a vereador poderá fazer campanha por meio de WhatsApp, Facebook, distribuição de santinhos, impressos e reuniões. Ficou acordada a realização de dois comícios e pequenas reuniões em bairros sem o carro de som.

A ideia é evitar a poluição visual nos locais de votação ou pontos alternados da cidade. “A iniciativa visa uma eleição tranquila, sem poluição sonora ou visual e, acima de tudo, com respeito ao eleitor. O acordo foi fechado por unanimidade e esperamos agora uma eleição limpa, onde o eleitor possa escolher o seu candidato a vereador baseado em suas propostas”, disse o coordenador Geral Nico do Leilão.

De acordo com um dos coordenadores da campanha, Dr. Welton Magnone, o candidato que desobedecer ou descumprir o acordo, será feito um moção de desconfiança, onde será veiculado nos meios de comunicações (rádio, TV, sites, jornal impresso), redes sociais e protocolado no ministério público estadual. “Teremos uma campanha limpa e silenciosa. Seremos exemplo no estado e no Brasil”, finalizou Magnone.