Odoni consegue liminar que reverte afastamento, mas cassação impede sua volta ao cargo em Torixoréu
O prefeito cassado de Torixoréu, Odoni Mesquita Coelho (PSB), conseguiu no Tribunal de Justiça, em Cuiabá, o deferimento de liminar que revogar o pedido de afastamento do cargo pela Justiça Federal. A liminar, porém, não garante o seu retorno a Prefeitura pelo fato de ter sido cassado pela Câmara Municipal na sessão ordinária a última segunda-feira (1º).
Odoni já tinha recorrido da decisão da Câmara no Fórum de Barra do Garças com um mandado de segurança questionando a cassação, mas o juiz Wagner Plaza Machado Júnior, julgou improcedente a peça e determina a extinção sem análise do mérito. A sentença do juiz sepulta as chances do prefeito cassado retornar ao cargo. A Justiça considerou o processo de cassação legitimo.
Nesta quinta (4), a Câmara empossa, de forma definitiva, o prefeito em exercício no cargo, Rafael Sá, que cumprirá o mandado até o dia 31 de dezembro, quando tomará posse o novo prefeito.
A cassação de Odoni Coelho é histórica em Torixoréu. Jamais um prefeito do município havia sido cassado pela Câmara. Ele é acusado de cometer várias irregularidades, entre elas, o suposto desvio de R$ 600 mil provenientes de um convênio com o governo federal para a execução de obras no Conjunto Habitacional José Vilela Figueiredo e pagamento de obras não executadas.
As denúncias foram fundamentais para que a Justiça Federal determinasse o seu afastamento do cargo por 180 dias.