Secretaria de Estado de Cultura lança edição 2016 do Prêmio Tradições em Barra do Garças
Água Boa News
A Secretaria de Estado de Cultura convida artistas e produtores culturais de Barra do Garças a participar do lançamento do Prêmio Tradições que ocorre nesta quarta-feira (14), no Teatro da Prefeitura, às 19 horas. O secretário Leandro Carvalho participa da solenidade que contará com anúncio de outros programas e editais da Sec-MT, além de feira de artesanato e apresentações dos violeiros e catireiros.
O edital que no ano passado selecionou três projetos de documentário de Barra do Garças, é voltado ao segmento da cultura popular e tradicional. As iniciativas a serem inscritas até o dia 11 de outubro, devem buscar o fortalecimento e a valorização das culturas populares e tradicionais, com ações que promovam a diversidade cultural mato-grossense, fortaleçam saberes e práticas tradicionais, valorizem mestres e mestras e incentivem processos de transmissão de saberes entre as diferentes gerações.
A Secretaria apoiará nove projetos, cada um com incentivo de R$ 50 mil. Eles devem estar voltados ao registro de rituais, danças e arte popular performática, a processos próprios de transmissão oral ou escrita, medicina, alimentação e culinária populares, bem como a revitalização de espaços voltados à manifestação da cultura tradicional, entre outros exemplos.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, projetos que fortaleçam expressões culturais populares e que contribuam para sua continuidade tem grande chance de serem selecionados. “Nosso foco é a valorização de saberes e práticas populares e especialmente, a preservação, promoção e visibilidade sobre diferentes aspectos das culturas tradicionais”, explica.
Em 2015, nove projetos de diversas cidades do Estado foram aprovados, dentre eles, festas de santo, aplicativo, game e documentários que buscam a manutenção de tradições mato-grossenses. Eles foram idealizados por proponentes da Baixada Cuiabana, Poxoréo e Sorriso, entre outros. De Barra do Garças, foram selecionados e executados, três projetos de documentário. São eles, Caminho e Fé, de; Xavante: Memória, Cultura e Resistência, de Gilson Costa e Catireiros do Araguaia, de Carina Benedeti.
Inscrição
Para se inscrever, o proponente deverá se cadastrar como “agente” no site https://mapas.mt.gov.br, acessando o link “agente” e preenchendo os seus dados pessoais e profissionais.
Após o cadastramento como “agente”, o proponente deverá acessar o link “projetos, selecionar o edital do “Prêmios Tradições” e efetuar sua inscrição on-line. O edital completo pode ser acessado pelo site oficial da Secretaria, o www.cultura.mt.gov.br .