Trânsito: MT é o 4° estado com maior número de casos; maioria envolve motos
Repórter MT
Mato Grosso é o quarto estado brasileiro no ranking de violência no trânsito, com taxa de mortalidade de 11,9 para cada 100 mil habitantes, sendo a maioria jovens. O Estado possui uma frota de mais de 1,5 milhões de condutores sendo cerca de 500 mil apenas em Cuiabá.
De acordo com o secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) Thiago França, a motocicleta é o principal veículo que se envolve em acidentes de De acordo com o secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) Thiago França, a motocicleta é o principal veículo que se envolve em acidentes de Para o secretário, falta informação aos condutores principalmente aos motociclistas em resolver conflitos de trânsito, que geram grande parte dos acidentes.
As estatísticas apontam que 4% dos acidentes são por falha mecânica, 6% má atenção nas vias e 90% por falha comum ou seja, imprudência. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais fatores de risco para segurança viária é o excesso de velocidade; dirigir alcoolizado; o não uso de capacete, dispositivo de retenção para criança.
Em Cuiabá registros mostram que o avanço no semáforo com sinal vermelho; dirigir falando ao celular e não uso de cinto de segurança, predominam entre as infrações mais cometidas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), uma média de seis acidentes por dia acontece diariamente em Cuiabá e Várzea Grande. O levantamento mostra que, durante todo ano de 2015, as duas cidades registraram 2.631 ocorrências de acidentes de trânsito.
O Brasil é o segundo no mundo em taxa de óbitos com motocicletas. A cada 100 mil habitantes, morrem 7,1, e com esse índice o país perde apenas para o Paraguai, onde são 7,5 mortes a cada 100 mil habitantes.
QUINTA DO CAOS
Só nesta quinta-feira (22), ao menos cinco graves acidentes foram registrados em Cuiabá. Logo no início da manhã um condutor perdeu o controle do veículo e bateu contra três blocos de concreto na Avenida Miguel Sutil, o que ocasionou o derramamento de óleo na pista e complicou o trânsito em uma das principais vias da capital. Em seguida, embriagado, o motorista de um Fiat Tempra atropelou um senhor que seguia para o trabalho, no Centro Político Administrativo. O carro ainda capotou e só parou ao bater contra um poste. No início da tarde o motorista de um Gol tentou desviar de outro carro parado na pista e acabou indo parar debaixo de um caminhão baú na Avenida Miguel Sutil.
Na região do bairro Tijucal, foi registrado o capotamentod e um Celta, em cima do viaduto da Avenida Fernando Corrêa, o que também complicou o trânsito. Além disso houve uma batida entre dois carros de passeio em frente à Escola Estadual Raimundo Pinheiro, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no Coxipó, próximo à Avenida Beira Rio.