UFMT é considerada a melhor universidade de MT em ranking da Folha

Olhar Direto

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi considerada a melhor universidade de Mato Grosso pelo “Ranking das Universidades 2016”, divulgado nesta segunda-feira (19) pela Folha de S. Paulo. A unidade de ensino ocupa o 34º lugar geral e fugira entre as principais do país. O índice é divulgado há cinco anos pelo jornal.

Em 2016, a UFMT caiu uma colocação, passando de 33ª para 34ª. Em questão de ensino, a federal ficou na 39ª posição. Além disto, também figurou entre as 50 primeiras nos seguintes itens: pesquisa (41ª) e mercado (43ª). A nota final da universidade foi 72,88, no ranking da Folha de S. Paulo.

A segunda melhor mato-grossense no ranking foi a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na 94ª posição. Nos quesitos ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização, a estadual teve a melhor avaliação no primeiro, 15,69 (83ª posição). Na 144ª posição aparece a Universidade de Cuiabá (Unic).

A Unemat caiu nove posições, de 85º para 94º, enquanto que a Unic saiu de 128º para 144º. As outras instituições de Mato Grosso não alcançaram nota para aparecer no ranking. Na primeira colocação, figuraram a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de São Paulo (USP) e Unicamp, de Campinas, no interior paulista.

Para ranquear as melhores instituições do país, a Folha de S.Paulo leva em consideração os indicadores ensino, pesquisa, internacionalização, inovação e mercado de trabalho. O ranking da Folha dá notas às instituições e também aos cursos.