Um morre e três ficam feridos atingidos por raio; MT está entre os seis estados com maior índice no país
Olhar Direto
Um homem identificado como José Odair Teixeira, de 48 anos, morreu depois de ser atingido por um raio em uma propriedade rural nas proximidades do município de Paranaíta, na quinta-feira (1). Outras três pessoas que estavam próximas a ele ficaram feridas pela descarga elétrica. A ocorrência foi registrada em uma comunidade no Assentamento São Pedro.
De acordo com o site Só Notícias, as vítimas estavam encostadas em um cocho de madeira no momento em que foram atingidos. O atual estado de saúde deles não foi informado. O sepultamento de José Teixeira acontece no cemitério de Alta Floresta (744km de Cuiabá). A Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) esteve no local e confirmou a causa da morte.
De acordo com estatísticas levantadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 2000 e 2014 morreram 1790 pessoas atingidas por raios no Brasil. No Ranking, Mato Grosso está posicionado como o sexto Estado com maior número de casos, totalizando 97. No primeiro lugar está São Paulo, com 263 registros.
Como no caso de Odair, as ocorrências são normalmente registradas na zona rural, com 25% dos registros e no verão, com 43% dos registros.